Vereadora Ana Hora homenageia Secretária pelo mês internacional da Mulher

Filha de Nivaldo Nascimento da Silva e Esmeralda Amorim da Silva (in memoriam), casada com Wellington Bittencourt Maranhão de Araújo, mãe de Renata, Rafaella e Rodrigo , Vó de Bernardo. Esvalda é graduada em Serviço Social pela Ufal, em Ciências Contábeis e bacharel em Direito, ambas graduações pela Seune. Tem ainda pós-graduação em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP, em Contabilidade e Auditoria Pública, em Auditoria e Perícia Contábil, além de pós-graduação em Auditoria Contábil Fiscal.

Iniciou sua carreira na Prefeitura Municipal de Maceió em 1988, como Assistente Administrativo, em seguida foi para Secretaria do Trabalho e Ação Social entre os anos de 1992 a 1995, onde seguiu para exercer primeiro a função de chefe do setor de Recursos Humanos da Fundação Assistencial e Cultural Antonio Gouveia chegando à presidência da Instituição em 2005. Foi ainda diretora administrativa financeira e diretora geral da Rádio Milênio AM 1320 no início dos anos 2000. De 2007 a 2015, foi gerente de Administração e Finanças, diretora de Administração, Finanças e Comercialização e diretora presidente do Laboratório Industrial Farmacêutica de Alagoas (Lifal).

Em 2015, chegou à Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Prevenção à Violência. Em 23 de dezembro de 2016, foi empossada como secretária de estado de Prevenção à Violência de Alagoas, onde está sendo responsável por humanizar e dinamizar todas as ações referentes à pasta com um olhar diferenciado, estreitando os laços com população, sobretudo as que vivem em vulnerabilidade social, sempre com sensibilidade e humanidade para com os dependentes químicos e adolescentes em conflito com a lei, trabalhando na recuperação e reinserção social , promovendo a cidadania, a justiça e os direitos humanos, contribuindo assim para uma cultura de paz a transformação social no estado.