Saphira & Ventura Gallery -São Paulo

IMG-20180515-WA0023

A Saphira & Ventura Gallery apresenta ao público a Palestra e Exposição de Tarsila do Amaral “Abapuru-Uma obra de amor”

A Saphira & Ventura Gallery tem a honra de apresentar ao público a Palestra e Exposição de Tarsila do Amaral “Abapuru-Uma obra de amor” com curadoria de Márcia Goldstein .
A História de Tarsila do Amaral será contada por sua sobrinha que todos conhecem por Tarsilinha, que descreverá a trajetória de Tarsila na história da arte, suas dificuldades como uma mulher á frente de sua época e seus primeiros estudos, em São Paulo e em Paris, até as pinturas com temas sociais do início dos anos 1930, mas, principalmente, sua fase áurea, quando cercou-se de artistas e autores modernistas e inspirou o movimento antropofágico.
Tarsila do Amaral foi uma pintora brasileira nascida em São Paulo em 1886. O início da carreira dela se dá em Paris, enquanto frequenta a Académie Julian. Ela foi uma das responsáveis pelo Movimento Modernista brasileiro e pintou diferentes estilos e temáticas. Também estudou música e escultura.

A palestra aborda a história da artista sob a perspectiva íntima e o olhar de sua sobrinha que em sua homenagem recebeu seu nome; Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973), uma das mais importantes artistas brasileiras, com exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), com término em 03/06/2018, após vitoriosa temporada no prestigioso Instituto de Arte de Chicago (AIC), no fim do ano passado.
“… Eu quero ser a pintora do meu país. ”  A declaração firmada em carta aos pais, em 19 de abril de 1923, dá o tom de Tarsila do Amaral: “ inventando a arte moderna no Brasil”.
  Esta Mostra, com palestra de sua sobrinha, Tarsila do Amaral, reflete sobre a produção artística e vida pessoal dessa grande artista e mulher que estava muito à frente de sua época.
Após a palestra haverá  a exposição onde estarão expostos os objetos pessoais, fotos, cartas, desenhos e gravuras do acervo da família.
Palestrante :Tarsila do Amaral, museóloga e sobrinha da  artista.
Aprendizado: A fase que Tarsila formou, juntamente com Anita Malfatti, Oswald, Mário de Andrade (1893-1945) e Menotti Del Picchia (1892-1988), o grupo dos cinco, foi o movimento de vanguarda do modernismo no Brasil.
Suas mais famosas obras: “A negra” (1923), “Abaporu” (1928), e “Antropofagia” (1929), são obras de originalidade única dentro desse movimento.
A experiência pessoal da artista que “redescobriu um Brasil lá e cá”, suas cores e formas, tanto aqui quanto na Europa, quando viu de perto a explosão de movimentos como o surrealismo e o cubismo, quanto em viagens país afora, se confunde, na narrativa de sua sobrinha, com a própria reinvenção da arte nacional proposta pelos modernistas. Ela é um exemplo brilhante das conexões da geografia com a transformação artística, Tarsila foi quem melhor traduziu visualmente a antropofagia e o desejo de mergulho em um Brasil profundo, influência importante, anos mais tarde, para neoconcretos e tropicalistas.
Ela também introduziu na arte brasileira elementos de contato com o que se produzia de melhor na Europa à época, em um resultado com assinatura única. Para os olhos contemporâneos, a inventora e sua obra são tão ou mais fascinantes quanto o eram no século passado.
Movimentos e figuras reconhecidamente centrais para o Brasil, mas que devem ter dimensão planetária, como a Semana Modernista de 1922, os manifestos Antropofágico e Pau-Brasil, figuras extraordinárias como Tarsila, seu segundo marido, Oswald de Andrade (1890-1954), e Anita Malfatti (1889-1964).
A história da vida da  artista a partir de novas abordagens, com uma visão de quem  viveu de forma muito íntima e familiar.
Novas abordagens para pensar sobre essa grande artista  e mulher na história, como relações sociais, trabalho, produção simbólica, construção e desconstrução de identidade
INFORMAÇÕES:
Início: 23 de maio de 2018 — Quarta Feira – Palestras: (14h30 hs. e 19 hs hs.)
Exposição de 23/05 até 31/05
Duração: 1 encontro —palestra e exposição
Importante: inscrições até …20/05/2018
grupo ou corporativa (a partir de 5 pessoas) com desconto. Fale conosco!
Inscrições no link
Ou Galeria
Local e endereço:
Saphira & Ventura Gallery
Informações: 11 3061-2409
Estacionamento no local – (Valores com a Rede Massis 3062-2666)
Maria Emilia Genovesi : Assessorando