ABIME   ALACOS   

Nutricionista aponta benefícios do chocolate para a saúde

Nutricionista aponta benefícios do chocolate para a saúde post thumbnail image

De acordo com Aline Martins, docente da UNINASSAU Maceió, o consumo esporádico pode fazer bem para a saúde

Por Assessoria // Foto: Divulgação

Quando pensamos em comidas que praticamente todo mundo gosta, o chocolate, com certeza, está na lista. Estrelas de diversas sobremesas, os chocolates, a maior parte deles feitos a partir do cacau, oferecem uma lista de benefícios para quem consome moderadamente. E, no clima da páscoa, celebrada no próximo domingo (12), conversamos com a professora de Nutrição da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió, Aline Martins, sobre esses benefícios.

“O cacau é uma preciosidade cultivada no Brasil e é rico em minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês e cobre. É uma excelente fonte de potássio, selênio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao organismo carboidratos, proteínas e fibras alimentares e substâncias antioxidantes”, explica Aline.

De acordo com a professora, na prática, vários benefícios são observados com o consumo do cacau. “Existe uma melhora nos ganhos musculares em treinamentos de resistência, perda de peso, perda de gordura e aumento da longevidade, por exemplo. Além disso, o cacau contribui para a diminuição da pressão arterial e flexibilidade dos vasos”, conta, lembrando ainda que estudos apontam para efeitos positivos na inibição do crescimento de células cancerosas, sem afetar o crescimento de células saudáveis normais.

Segundo a professora da UNINASSAU Maceió, o cacau também atua na prevenção do diabetes e promove redução nos triglicerídeos e crescimento nos níveis de colesterol HDL, o bom colesterol. “E não para por aí, pois também existem benefícios para o sistema respiratório. Os grãos de cacau dispõem de xantina e teofilina, que colaboram com o relaxamento dos brônquios fechados, facilitando o fluxo de ar, podendo combater alergias, asma e falta de ar”.

O cérebro e o coração também são influenciados pelo cacau. Ele possui efeitos neuroprotetores, protegendo as células cerebrais e neurônios, além de ter efeitos favoráveis nas funções de aprendizagem e memória. De acordo com a nutricionista, as descobertas apontam que o consumo de produtos à base de cacau aumenta o fluxo de sangue para o cérebro. “Além disso, ele dispõe de propriedades antioxidantes e colabora com a proteção das células de danos oxidativos, deixando o coração mais forte”, afirma.

Mas, claro, todo consumo deve ser consciente. Para aproveitar os benefícios do cacau para a saúde, é indispensável comprar o tipo correto de chocolate. “Apenas o chocolate amargo tem quantidades significativas de cacau. Sendo assim, prefira o chocolate – ou preparações – com uma porcentagem de 70% em diante do cacau. Outra dica é apostar no consumo do cacau em pó 100% no dia a dia, substituindo o achocolatado, que concentra uma grande quantidade de açúcar”, finaliza Aline Martins.

___
Wendy Morais // Assessoria Aninha Monteiro