ABIME   ABIME   ABIME   ABIME   

Lilian Gonçalves: A cara de São Paulo

Lilian Gonçalves: A cara de São Paulo post thumbnail image

Por Assessoria // Foto: Divulgação

No próximo dia 25 de janeiro, a pauliceia completa mais um aniversário. São 466 anos de acolhimento a migrantes e imigrantes que nela escreveram suas histórias de sucesso. Entre tantas personalidades que escolheram a capital paulista como morada está a empresária Lilian Gonçalves que deixou a capital federal aos 16 anos para residir e escrever sua história na cidade de São Paulo.

A trajetória de Lilian se assemelha a locomotiva paulistana, marcada por importantes capítulos de conquistas e ações que ilustraram a transformação e evolução da noite paulistana e do bairro de Santa Cecilia, onde decidiu empreender no segmento de bares, restaurantes e casas de shows.

Natural de Minas Gerais, Lilian residiu em Brasília onde morou na residência do presidente Juscelino Kubitschek (JK), lugar onde sua mãe trabalhava como cozinheira e aos 16 chegou a São Paulo para desbravar sua história. “Na mala trouxe apenas dois vestidos e não sabia para onde ir. Cheguei até a rua Jaguaribe, na Santa Cecília onde me abriguei em uma pensão, e ali perto, na Avenida Rio Branco entrei em um restaurante para pedir emprego. No outro dia já estava como garçonete do local”, comenta a empresária que preside a Rede Biroska, fundada em 1971, na Rua Canuto do Val, após as bem sucedidas experiências das casas Toca da Angélica e Kalynca Bar e Lanches, também na região central.

Dona de carisma e simpatia, a vida de Lilian foi marcada por desafios dentro da metrópole, enfrentando os preconceitos do setor que até então era dominado por homens. “Sempre quis trabalhar e crescer. Para mim os desafios serviram como importantes oportunidades”, resume.

O talento no mundo dos negócios levou sua exposição à mídia e, claro, a busca por desafios maiores como a carreira de cantora, atriz e apresentadora. “Quando sai de Brasília tinha o sonho de ser atriz, mas também queria ser uma empresária. Comecei cedo, em Tabatinga, onde já na adolescência tive um bar. Tinha que ajudar no sustento da minha família. Mas aqui em São Paulo fiz a diferença e conquistei os meus sonhos”, comenta.

Com sete casas em operação, Biroska, Tudo com Banana, Coconut Brasil, Bar do Nelson, Siga la Vaca, Frango com Tudo Dentro e Japan Tower Cozinha Japonesa, além uma rede de estacionamento com mais de 1.000 vagas, todas localizadas na Rua Canuto do Val. A empresária recebe mais de 100 mil clientes por mês em seus estabelecimentos que conta com uma legião de fãs vindos de diversas localidades do Brasil e do exterior para conhecerem a mulher que se tornou a Rainha da Noite Paulistana, expressão utilizada pela primeira vez pela Revista Visão, em 1986, que é adotada até os dias atuais .

Na região central, a aposta da empresária serviu de motivação e espelho para o empreendedorismo de outros empresários, que apostaram seus investimentos em um bairro vitimado pela deterioração, mas que hoje é exemplo de desenvolvimento na cidade. As ações trabalhadas pelos empreendimentos da Rede Biroska deram uma “cara” de renovação para a região que ganhou vida noturna e movimentação econômica, inclusive aos concorrentes da empresária, presentes no entorno da rua mais visitada do bairro de Santa Cecília. Também destaque é a garantia de segurança para sua clientela, com investimentos próprios em equipe de segurança qualificada que marca presença na rua 24 horas por dia.

De modo semelhante a “quatrocentona pauliceia”, a empresária também descobriu talentos de filhos paulistanos e ao longo de cinco décadas de presença ativa na cidade também participou da ascensão de muitos profissionais da área musical e gastronômica. Atualmente comanda uma equipe formada por mais de 400 pessoas entre garçons, gerentes, cozinheiros, cantores, entre outros profissionais. “Grande parte dos músicos que hoje fazem sucesso já estiveram no palco do Biroska, A Casa dos Artistas, como Roberta Miranda, Victor e Leo, Amarguinho, Fábio Junior, entre outros tantos nomes famosos”, afirma.

A gratidão pela metrópole paulista é notória e Lilian não esconde seu amor a aniversariante, vista por ela como a principal cidade do mundo por ser a cidade das oportunidades. “São Paulo é acolhedora, e aqui gente de todo o Brasil e do mundo detém de sua sustento. São Paulo é pulsante em todos os sentidos. São Paulo é da gastronomia, do entretenimento, do financeiro e empresarial. São Paulo é união de raças, de credos e gêneros. São Paulo é diversificada em tudo. São Paulo é tudo de bom”, diz Lilian.

“Sou grata por São Paulo e trabalho mais de vinte horas por dia com objetivo de tornar essa cidade ainda melhor e oferecer o melhor para os paulistanos e seus visitantes. Amo São Paulo e parabenizo a cidade e todos que aqui vivem”, finaliza a empresária.

___
Wendy Morais // Assessoria Aninha Monteiro