ABIME   ALACOS   

QUINTETO ASTOR PIAZZOLLA lança primeira grande turnê nos EUA

QUINTETO ASTOR PIAZZOLLA lança primeira grande turnê nos EUA post thumbnail image
Comemorando 100 anos de Piazzolla
Grupo Vencedor do Latin GRAMMY ® Lança Novo CD, Operação Tango, em 5 de novembro;
Da Fundação Astor Piazzolla, um conjunto destemido que revitaliza o legado de Piazzolla
O novo compositor, tocador e líder de banda de tango Astor Piazzolla (1921-1992) deixou um legado desafiador.
 Sua música é uma mistura viva de tango tradicional, música clássica, jazz e até elementos de estilos populares como a canção napolitana e klezmer. Pode ser lírico, elegante – e grosseiro. Pode soar logicamente projetado, mas seguir em frente com a má disposição do brigão de rua. Esta música é um autorretrato em movimento de Piazzolla, constantemente refeito e reenquadrado; uma biografia contada em piscadelas e acenos de cabeça, frases fugazes e voltas inesperadas.
 Seu Novo Tango atraiu admiradores e colaboradores de regiões distantes do universo musical, incluindo luminares clássicos como Yo-Yo Ma, Mstislav Rostropovich, Gidon Kremer e o Quarteto Kronos; mestres do jazz como Gerry Mulligan, Phil Woods, Gil Evans, Al DiMeola e Gary Burton, e até mesmo a diva da dance music Grace Jones, que transformou uma de suas peças em um hit club.
Para tocar essa música, o virtuosismo instrumental é essencial – mas não o suficiente. O Novo Tango de Piazzolla também exige uma certa atitude, compromisso, destemor e uma qualidade indefinível na execução que ele chamou de roña, grime – a perfeição do imperfeito.
 Para o Quinteto Astor Piazzolla, o conjunto de repertório da Fundação Astor Piazzolla, o desafio noturno não está todo no estande de partitura, mas sim em conjurar esse espírito na música.
 Agora em turnê pelos Estados Unidos, Comemorando 100 Anos de Piazzolla, de 4 a 21 de novembro, o grupo é formado por tangueiros e acadêmicos, músicos clássicos e de jazz. Todos conhecem e falam várias linguagens musicais. Eles são, em uma palavra, músicos de Piazzolla: Pablo Mainetti, bandoneón; Bárbara Varassi Peg, piano; Serdar Geldymuradov, violino; Armando de La Vega, violão; Daniel Falasca, contrabaixo; e Julián Vat, diretor musical.
“Ainda estou maravilhado com a música de Piazzolla e, quanto mais a ouço, mais fico maravilhado com a genialidade de sua síntese”, diz Vat, que executou, arranjou e dirigiu muitas apresentações da música de Piazzolla em uma variedade de ambientes. “O que ele faz com um pequeno grupo de notas são grandes obras de engenharia, sabedoria e talento. E é música com um grande coração. ”
 Mainetti é um dos melhores músicos de sua geração do bandoneon, a expressiva caixa de botões com som melancólico que incorpora o som do tango. Mas ele também é um compositor, arranjador e líder de banda por direito próprio. Desde o início, diz ele, a ideia era encontrar o equilíbrio certo para suas interpretações: ser rigorosamente fiel à música sem transformá-la em artefatos de museu. “Tive algumas versões dessas peças como referência, mas rapidamente parei de ouvi-las para não acabar papagueando-as.” Além disso, ele percebeu há muito tempo, depois de passar algum tempo transcrevendo a música de Piazzolla, que “as notas no papel e o que ele tocava nos discos eram duas coisas muito diferentes”.
Ele chama Piazzolla de “um improvisador brilhante” e ressalta que deixou muito espaço para interpretação na música.

“Quando você menciona ‘improvisação’, a maioria das pessoas pensa em jazz, mas existem muitas maneiras de improvisar”, diz Mainetti. “Você pode improvisar com essa música – mas na linguagem de Piazzolla”.

Piazzolla era um mestre do bandônio – mas, sem dúvida, seu grande instrumento foi o quinteto.

 Ele organizou seu primeiro quinteto em 1960. Quinteto Astor Piazzolla apresentava bandoneon, violino, baixo acústico, piano e guitarra elétrica. Sugeriu um híbrido de banda de jazz, grupo de música de câmara e uma pequena orquestra de tango e provou ser ágil e poderoso.
 Era uma roupa que levantou sobrancelhas no início. Para começar, um quinteto trouxe à mente um grupo de jazz, não uma banda de tango típica – e a inclusão de uma guitarra elétrica irritou os tradicionalistas do tango ao extremo.
 Piazzolla liderou dois quintetos principais, um de 1960 a 1971, o segundo de 1978 a 1988. Trabalhar com um grupo estável de músicos, mesmo levando em conta algumas mudanças ao longo do caminho, permitiu que Piazzolla se arriscasse em sua música e escrevesse para músicos específicos , não apenas instrumentos.
 Na verdade, Mainetti credita muito da energia da música de Piazzolla “à grande cumplicidade com seus músicos nos quintetos, especialmente no segundo quinteto. E isso é algo que também acontece neste quinteto. Este é um grupo fantástico. E quando estamos indo para isso, é uma sensação ótima saber que eles são como uma rede e que se você fizer uma pirueta a mais e se descobrir caindo de cara, eles o pegarão. ”
Este Quinteto Astor Piazzolla, nomeado em homenagem ao grupo original, foi organizado em 1998. Foi um pedido ao Vat de Laura Escalada Piazzolla, viúva do compositor e presidente da Fundação Astor Piazzolla. Desde então, o Quinteto lançou quatro álbuns (incluindo Revolucionario, vencedor do Latin GRAMMY ® de Melhor Gravação de Tango de 2019) e fez turnês pelos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia.
 Operation Tango, o novo álbum que está sendo lançado em 5 de novembro, via E54 Music, marca uma ruptura com os esforços anteriores do grupo. O repertório é composto por peças não escritas originalmente por Piazzolla para um quinteto agora arranjado para este conjunto. Os títulos incluem “Tango Ballet”, uma das primeiras peças de Piazzolla para um filme; “Tocata Rea” e “Fuga y Misterio” da “pequena ópera” de Piazzolla Maria de Buenos Aires; e “Los Sueños”, da trilha sonora do filme Sur, e as escolhas permanecem fiéis a um dos objetivos de Quinteto.
 A ideia não é apenas focar nos clássicos de Piazzolla, diz Vat. “Parte da nossa missão é colocar os holofotes em peças menos conhecidas que acreditamos que merecem ser ouvidas.”