Cônsul Honorário é recebido na Embaixada da Albânia

por Thiago de Menezes

undefined

O atuante Cônsul Honorário da Albânia em São Paulo e Paraná, Thomas Augusto Amaral Neves, cumprindo importante agenda diplomática em Brasília, foi recebido pelo Embaixador da Albânia no Brasil, o diplomata Rezar Bregu, na sede da Embaixada no distrito federal. A Albânia é uma república parlamentarista localizada no sudeste da Europa. A população do país é de aproximadamente 3 milhões de habitantes. A missão diplomática da Albânia no Brasil além de promove os interesses albaneses no país, também desempenha um papel importante no desenvolvimento, nos assuntos culturais e nos contatos com a imprensa local.

Brasil e Albânia estabeleceram relações diplomáticas em 1961, assinando, em seguida, Acordo de Comércio e Pagamentos. A Albânia foi reeleita em 2017 para o Conselho Executivo da UNESCO, a mais alta estrutura executiva da organização, e cumpre essa participação no período 2017-2021. Como membro do Conselho Executivo, a Albânia tem a oportunidade de continuar a contribuir para a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável nos campos da educação, cultura, ciência, comunicação, preservação e promoção do patrimônio cultural, espiritual e natural. O então presidente da república Michel Temer recebeu as credenciais do Embaixador da Albânia no Brasil, Rezar Bregu, em cerimônia no Palácio do Planalto, no mês de dezembro de 2018.

Reconhecidamente um defensor dos interesses da Albânia mundo afora, o Dr. Thomas Augusto Amaral Neves atualmente é o presidente empreendedor do respeitado “Corpo Consular do Paraná”, fundado em Curitiba no dia 22 de janeiro de 1951 e que recentemente completou 68 anos como entidade organizada, inicialmente como “Sociedade do Corpo Consular” e, atualmente, com a denominação de Corpo Consular; assim como integrante, entre outros, da Federação Mundial dos Cônsules – FICAC, da Federação Latino Americana dos Cônsules – FLAMCA e da Academia Diplomática de Londres.

 

*Escritor e jornalista, Thiago Galenbeck Gagliardi de Menezes é membro da Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS e diretor de imprensa da Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA (órgão consultivo do Governo Federal).