Relações Internacionais e Consulares na Câmara Municipal de Campinas

 

Thiago de Menezes *

 

undefined

A Comissão de Relações Internacionais da Câmara de Campinas - SP, presidida pelo Vereador Marcelo Duchovni Silva, (ao centro, na foto acima) debateu, na sua última reunião, o cenário de logística e aduaneiro de Campinas e região. A discussão foi conduzida por Regina Terezin, diretora do Sindicato dos Despachantes Aduaneirros do Estado de São Paulo, que falou sobre política de comércio exterior e a necessidade de ações coordenadas em todas as esferas de governo com objetivo de desenvolvimento econômico e de relações internacionais de caráter permanente. Também foi debatida a importância da integração entre os órgãos públicos e privados na busca de eficiência logística, segurança, transparência e previsibilidade do processo logístico.

undefined

Participaram da reunião os professores dos cursos de comércio exterior e relações internacionais da PUC-Campinas Cristiano Monteiro e Duncan Chaloba, e da Facamp Sung Tien Lo, e o cônsul honorário britânico em Campinas, Prof. Jacques Jean Pierre Coundry (notadamente conhecido por ser, ainda, o primeiro brasileiro a receber a British Empire Medal - Medalha do Império Britânico, por serviços prestados ao Reino Unido) e ex-Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal, Romeu Santini (em destaque, na foto acima), que também é o Presidente Honorário da Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região. Na reunião também foi avaliada toda cadeia logística, especialmente a de serviços como despachantes, transportadoras, hotéis e restaurantes, e ainda o papel, funcionamento, estrutura e concessão do Aeroporto de Viracopos para a e construção de uma cidade amigável a investidores, com a discussão sobre os voos internacionais de passageiros e as condições necessárias para melhor utilização do aeroporto.

undefined

A política de incentivos fiscais aos participantes do processo logístico também fez parte dos temas a serem discutidos em conjunto com a avaliação de fluxo e saída de empresas aéreas no terminal e identificação de necessidades de políticas para assegurar a manutenção dos serviços de forma permanente. Na plateia os estudantes da PUC e Facamp também participaram do debate com perguntas e considerações sobre o tema. A próxima reunião da Comissão de Relações Internacionais será realizada no dia 25 de junho.

undefined

 

(Fotos de Gustavo Tilio)

 

* Adido de Imprensa, Thiago de Menezes é escritor, jornalista e membro da Associação dos Cônsules no Brasil - ACONBRAS